Saturday, March 07, 2009

Fracassos por Darcy Ribeiro


Ao elaborar minha monografia de pós-graduação em Administração Escolar, me deparei com uma personalidade que há muito estimava, mas não conhecia a fundo sua história. Sua biografia é de muita luta e serve de exemplo para muita gente, inclusive para mim. Ele se dedicou em várias causas, e foi barrado na maioria delas, mas nunca desistia de seus projetos.
Uma de suas falas me chamou atenção, tem haver com que já escrevi aqui antes, só que sob um outro prisma. Um lado bem mais perseverante:

"Fracassei em tudo o que tentei na vida.
Tentei alfabetizar as crianças brasileiras não consegui.
Tentei salvar os índios, não consegui.
Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
Mas os fracassos são minhas vitórias.
Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu".
Darcy Ribeiro

No comments: